quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Olimpíada Nacional em História do Brasil - ONHB

Olimpíada Nacional em História do Brasil

Uma iniciativa inédita de estudar e debater a história nacional, por meio da leitura e interpretação de documentos, imagens e textos.


 Basta olhar para o símbolo em nossa página, ou seja, o nosso logotipo: a letra H – a história – aparece sendo construída por diferentes linhas de força, que contribuem, com diferentes inflexões e pontos de vista, para a construção de um resultado final. Assim como a história, ela não é um todo definido e acabado: ela só tem sentido no processo, no fazer-se.

Por que propor uma olimpíada?
Porque estudar a história do Brasil pode ser um desafio estimulante e enriquecedor.
Por que uma olimpíada de história?
No Brasil, são conhecidas as olimpíadas que envolvem as ciências exatas. Dessa forma, uma olimpíada de história possibilitaria o envolvimento dinâmico e entrosado de alunos e professores no âmbito das ciências humanas.
Como funciona a ONHB?
Ao todo, são 6 fases: 5 virtuais e 1 (a última) presencial, que ocorre na cidade de Campinas (SP). As primeiras cinco fases, que acontecem on-line, possibilitam a participação de alunos de todo o território nacional.
Quem pode participar?
Alunos cursando o oitavo ou nono ano do Ens. Fundamental e alunos do Ens. Médio.
Quantas pessoas formam uma equipe?
Cada equipe deve ser formada por 3 alunos, não necessariamente da mesma série, e um professor, o qual irá orientá-los. Esse professor deve dar aulas de história e possuir o mesmo vínculo institucional que os alunos de sua equipe.
E por que EQUIPES?
Para intensificar a conexão entre estudantes de diferentes séries e seu professor de história, numa atividade que pode se estender dentro e fora da sala de aula e fortalecer, assim, hábitos de estudo e vínculos de cooperação.
Quem são os idealizadores da ONHB?
A OHBN é uma iniciativa do Museu Exploratório de Ciências da Universidade Estadual de Campinas, concebida e elaborada por historiadores e professores de história.

Na ONHB, os participantes terão a oportunidade de trabalhar com temas fundamentais da história nacional e de conhecer de perto as práticas e metodologias dos historiadores, ao lidarem com documentos históricos, textos, imagens e outros materiais. Assim, mais do que buscar conteúdos, nosso convite é para uma reflexão sobre como a história é construída por seus participantes.



Arquivo Conversa Cappuccino (Café História) com Cristina Meneguello: http://cafehistoria.ning.com/profiles/blogs/arquivo-conversa-cappuccino-6


Um comentário:

  1. Vídeo de divulgação da ONHB: http://www.youtube.com/watch?v=5pcGU1DXS84&feature=related

    No youtube tem mais ;)

    ResponderExcluir