terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Os Últimos Famosos.

Teses acadêmicas? Que nada! O que interessa ao público, de forma geral, são publicações como o best-seller brasileiro 1808, do jornalista e escritor Laurentino Gomes.
Mas por que essa preferência? Bem, a primeira resposta que nos vêm à cabeça é: Porque livros acadêmicos são chatos! De fato, estes livros costumam ter uma linguagem difícil, restrita aos estudiosos. Além disso, muitos deles não são sobre temas que interessam realmente ao público externo à academia.
Dessa forma, muitos profissionais não ligados diretamente às áreas das Ciências Humanas, apropriam-se de determinados conteúdos e tentam expô-los ao público de uma forma que os alcance e cause interesse. Resultado: tais publicações são vendidas como água! 
Quando perguntamos a alguém "Qual é seu historiador favorito?", podemos esperar como possível resposta: Eduardo Bueno (é, aquele do Fantástico!). E isto, meus caros, causa certa fúria entre os historiadores (os verdadeiros historiadores). E, neste ponto, eu defendo e desaprovo, ao mesmo tempo. Defendo, porque aquela história bacana de se aprender não é história, na maioria das vezes. Algumas publucações, aliás, parecem ser feitas com o único intuíto de pertencer a um mercado consumidor de conhecimento. São sensacionalismos transcritos, e não um debate acerca de um acontecimento histórico. Desaprovo, porque acho de extrema necessidade a fusão entre a História Acadêmica e a História Popular. Explico melhor: de nada adianta as reclamações dos (profissionais) referentes às publicações lançadas por outros profissionais não ligados à história, por exemplo. Ações, no sentido de tornar o conhecimento acadêmico disponível e interessante ao público, são necessárias e de grande responsabilidade daqueles que, na maioria das vezes, estão apenas preocupados em ter o maior currículo Lattes do Instituto em que esta inserido.

"Os últimos famosos" - top 3 livros "de história" nacionais mais vendidos e comentados nos dois últimos anos (2009-10): 
Fonte: "Veja" (me desculpem, rs)

1. 1808, de Laurentino Gomes (2008)
Entre os mais vendidos nos anos de 2008 (lançamento), 2009 e 2010.

2. 1822, também de Laurentino Gomes (2010)
Entre os mais vendidos nos anos de 2010 e 2011.

3. Guia Politicamente Incorreto da História do Brasil, de Leandro Narloch (2009)
Entre os mais vendidos em 2010.

Você já leu algum desses livros? Comente aqui.

Abraços e até a próxima!






Nenhum comentário:

Postar um comentário