quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

São Paulo 457


São Paulo: 457 anos

  • Homenagem da Revista de História carioca, Revista da Biblioteca Nacional: Publicação de links para os artigos da Revista relacionados com o processo de formação da identidade paulista.

Sangue nativo
Jogo de interesses gerou séculos de escravização e convívio interétnico. Às vezes aliados, às vezes inimigos das bandeiras, os povos indígenas tiveram papel fundamental para a sociedade colonial

No mato sem cachorro
Atravessar sertões inóspitos, em guerra contra os índios, era um verdadeiro martírio para bandeirantes descalços, mal equipados e famintos. Entre cascavéis, onças e flechas inimigas, os bandeirantes ainda perigavam morrer de fome em suas aventuras pelos sertões.

Paulistas, uni-vos!

A Revolução de 1932 transformou em bandeirantes todos os que lutavam contra a ditadura Vargas. Só os heróis de São Paulo poderiam salvar o Brasil. Todo paulista foi identificado com os antigos desbravadores. Sua missão: provar a superioridade do estado e salvar o Brasil.

Caldeirão de mestiços
A mistura de línguas e raças no Arraial Paulista, um dos mais importantes pontos de captura de índios no Piauí. No rastro dos índios, bandeirantes chegaram à região antes das fazendas de gado.

  • Especial VEJA São Paulo: Marcos da História de São Paulo

  • Estadão: Opções para conhecer (ou redescobrir) a história de São Paulo


Santos
            O Museu do Café comemora o aniversário de Santos com a mostra Curta Santos com Café. De 26 a 28 de janeiro. Confira: http://www.museudocafe.com.br/index.asp



Nenhum comentário:

Postar um comentário