quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Holocausto

Google apresenta sistema de acesso a arquivos do Museu do Holocausto

Mais de 130 mil imagens em alta resolução de vítimas do massacre nazista estão disponíveis no site


JERUSALÉM - O Google apresentou nesta quarta-feira, 26, em Tel Aviv, um novo sistema que facilita o acesso aos arquivos fotográficos e documentários do Museu do Holocausto, o Yad Vashem, em Jerusalém.
O novo sistema, chamado Reconhecimento Óptico de Caracteres (OCR, da sigla em inglês), foi apresentado pelo diretor do Museu do Holocausto, Avner Shalev, e o diretor executivo da Google em Israel, Yossi Matias.
Os dois reforçaram a importância da iniciativa, anunciada na véspera do Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, para que seja lembrado o massacre de 6 milhões de judeus pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial.
Em entrevista coletiva, Shalev explicou que um dos objetivos da instituição que preside "é a busca de formas inovadoras para que a enorme quantidade de informação de nossos arquivos esteja acessível a um público cada vez maior".
O diretor ainda afirmou que nesse empenho "o Google é um parceiro que vai nos ajudar a chegar às novas gerações, a um público jovem". "Trabalhamos para levar à rede a herança cultural e a história do mundo", comentou Matias.
Em uma primeira fase, o novo sistema permitirá o acesso em alta resolução de 130 mil fotografias de vítimas do massacre nazista, que podem ser localizadas através dos arquivos do Museu do Holocausto.

Um comentário:

  1. Aqui em Londres no Imperial war Museum estamos tendo novamente uma exibicao sobre o Holocausto.
    Otima exibicao porem super triste. Ano passado eles fizeram e eu "maria mole" fiquei meio que em choque com tanta informacao.

    http://london.iwm.org.uk/server/show/ConWebDoc.1454

    Abracos
    Dani Middleton
    http://walkinglondon.posterous.com/

    ResponderExcluir